ESTREIA | Avenida Brasília Formosa

O penúltimo filme exibido pela Sessão Vitrine será Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro. O filme fica em cartaz no Cine Cultura de 28 de outubro a 1 de novembro.  Antes do longa será exibido o curta-metragem Material Bruto, de Ricardo Alves Júnior, um trabalho realizado com usuários do centro de convivência da rede pública de saúde mental, na cidade de Belo Horizonte.

85′ / Brasil / 2010 / Português / Documentário

O filme Avenida Brasília Formosa é antes de tudo um ponto de partida para gerir encontros entre sujeitos singulares e subjetividades a partir de personagens eleitos para tecer uma rede, arquitetando uma leitura poética e sensorial da comunidade de Brasília Teimosa. Estes laços comunitários se estabelecem não a partir de uma romantização (muito comum ao cinema brasileiro) do conceito de “identidade cultural”, mas a partir de relações cotidianas. São relações que congregam tensão e conflito com as mais puras necessidades humanas. Uma verdadeira teia complexa e intrincada de pessoas que se interconectam. A comunidade de Brasília Teimosa percebida enquanto dicotomia de fluxos, micropolíticas, dialéticas de representação, identidades repartidas, fissuras, grafias. O filme fala sobre desejo, mas o desejo enquanto potência de vida e sonho real. O filme sugere uma dança, quase um ballet, que suspende esse real e o sustenta na ponta dos dedos do pé.

DIRETOR Gabriel Mascaro

SINOPSE Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa (Recife). No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Também filma o aniversário de 5 anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deu lugar à construção da Avenida Brasília Formosa. O filme constrói um rico painel sensorial sobre a arquitetura e faz da Avenida uma via de encontros e desejos.

A obra ganhou este ano o prêmio de melhor documentário no Festival Cine Las Américas (Austin) e fez parte da seleção oficial dos festivais de Rotterdam e de Munique, em 2010.

FICHA TÉCNICA:

Filme: Avenida Brasília Formosa

Direção: Gabriel Mascaro

Origem: Brasil / 2010

Gênero: Documentário

Estreia: Sexta-feira, 28 de outubro

Sessões: sextas, segundas e terças-feiras, às 18h30 e 20h30, e aos sábados e domingos, às 17h30 e 19h30.

Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)

Anúncios

Sobre Cine Cultura

O Cine Cultura é o espaço de referência em Goiânia quando o assunto é o CINEMA. Inaugurada no dia 15 de julho de 1989, a pequena sala batizada de Sala Eduardo Benfica, com 98 lugares, apesar de pequena, abriu as portas para uma história de cinema que tem sido escrita com grande força em seus anos de existência. Dirigido ao longo de grande parte de sua história por Antônio Segatti – importante diretor de fotografia de inúmeras produções cinematográficas em Goiás – o Cine Cultura se firmou como principal espaço de exibição de filmes não-comerciais, proporcionando ao público experiências que os cinemas ditos “comerciais” não se interessavam em promover. Hoje, com 89 lugares (sendo um espaço para cadeirante), o Cine Cultura acompanha um momento decisivo de transição pelo qual passa o cinema mundial no século XXI. A tradicional projeção em 35mm que acompanhou toda a história do nosso cinema vem agora aliada à tecnologia digital, proporcionando uma maior democratização de acesso a uma quantidade inimagináveis de filmes disponíveis no circuito exibidor brasileiro e mundial. Como cinema que privilegia o que de melhor se produz no cinema contemporâneo, o Cine Cultura se coloca como o principal espaço de difusão de filmes de Goiás, exibindo lançamentos importantes do circuito comercial, sem nunca deixar de promover festivais e mostras especiais, buscando oferecer para o público goianiense, uma programação ampla e democrática, transformando o nosso cinema num espaço de convivência, reflexão e debate aberto a toda a sociedade. Buscar uma relação mais próxima e afetiva com o público é o principal projeto do Cine Cultura. Estar em contato direto com as pessoas, ser um catalisador de experiências audiovisuais, de aproximação com a cultura e com a arte através do cinema, é o que motiva o Cine Cultura. A ideia é construir um intenso e fértil ambiente onde a paixão pelo cinema possa florescer, a partir do qual o cinema possa ser conhecido em sua totalidade, sem limitações. Assim o Cine Cultura pretende ser o lugar onde as pessoas, cada vez mais, possam enfim se render ao poder transformador da sétima arte.

Publicado em 29 de outubro de 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: