Cinealmofada exibe filme de animação na Praça Cívica neste domingo

A terceira sessão do Cinealmofada exibe no próximo domingo, dia 12 de agosto, às 19 horas, ao ar livre na Praça Cívica, o filme de animação O Segredo de Kells (indicado ao Oscar em 2010) dos diretores Tomm Moore e Nora Twomey. O projeto Cinealmofada nasceu de uma discussão na internet, com o intuito de reviver em Goiânia a simplicidade que um bom cinema é capaz de envolver e acontece sempre no segundo e no último domingo de cada mês, na Praça Cívica, em frente ao Centro Cultural Marieta Telles Machado, onde fica o Cine Cultura.

Cerca de 150 pessoas escolheram através de votação aberta na internet a animação O Segredo de Kells para ser exibido no próximo domingo. A história do filme segue as aventuras de um garoto, um jovem monge em treinamento, enquanto ele trabalha como iluminador para terminar o Livro de Kells, o manuscrito latino transcrito por monges celtas por volta de 800 d.C. e considerado um tesouro nacional irlandês. Rico de mitos pagãos e simbolismo jungiano, o filme é ricamente ilustrado para imitar o estilo sem perspectiva da arte pré-renascentista.

Sophia Pinheiro e Henrique Borela, curadores das sessões do mês de agosto do Cinealmofada sugeriram O Segredo de Kellsjuntamente com Princesa Mononoke, do diretor Hayao Miyazaki para votação na internet. Para Sophia, o filme vencedor tem um aspecto mitológico e imagético que se conecta à um olhar antropológico. Eis a chave de curadoria que contempla os filmes que assistiremos esse mês no Cinealmofada. Se para esta edição foram pensados filmes de animação, para a próxima sessão a dupla de curadores promete surpresas!

No processo de realização do Cinealmofada, os curadores sugerem os filmes mas é o público que decide o que vai assistir através de enquete on line montada na página do Cinealmofada  (www.facebook.com/cinealmofada) e no blog do Cine Cultura (www.cineculturagoias.wordpress.com). Além disso, a cada mês, uma nova dupla de curadores é mobilizada para a sugestão dos filmes.

O Cinealmofada já contou com duas sessões e faz parte do processo de revitalização do Cine Cultura, empreendido pelo Coletivo Cine Cultura juntamente com o próprio Cine Cultura. A última sessão contou com um público de cerca de 300 pessoas e foi um sucesso! A fórmula para esta segunda sessão continua a mesma: um projetor, uma tela, o público e almofadas. Tudo ao ar livre em pleno centro de Goiânia.

O Cinealmofada é realizado pelo Coletivo Cine Cultura – Associação dos Amigos do Cine Cultura, uma instituição civil de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza cultural. A simplicidade, a coletividade e espontaneidade são as marcas do projeto, cuja produção é feita por meio de reuniões do Coletivo Cine Cultura abertas a toda comunidade. Traga a sua almofada e o seu lanche, cuide do lixo que produzir e venha para Praça Cívica curtir um cinema ao ar livre.

 Adorável e imperdível!

SERVIÇO:

Cinealmofada – sessões gratuitas de cinema ao ar livre.

Filme: “O Segredo de Kells”, dos diretores Tomm Moore e Nora Twomey.

Local: Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica em frente ao Cine Cultura.

Data: 12 de agosto.

Horário: 19 horas.

O que levar?  Sua família, seus amigos, sua almofada, seu lanchinho e seu saco de lixo.

Realização: Coletivo Cine Cultura – Associação do Amigos do Cine Cultura

Informações: Coletivo Cine Cultura – coletivocinecultura@gmail.com (62) 8209-5407/ Cine Cultura – cineculturagoias@gmail.com  (62) 32014646 

 

ENTRADA FRANCA!

 CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA LIVRE

Anúncios

Sobre Cine Cultura

O Cine Cultura é o espaço de referência em Goiânia quando o assunto é o CINEMA. Inaugurada no dia 15 de julho de 1989, a pequena sala batizada de Sala Eduardo Benfica, com 98 lugares, apesar de pequena, abriu as portas para uma história de cinema que tem sido escrita com grande força em seus anos de existência. Dirigido ao longo de grande parte de sua história por Antônio Segatti – importante diretor de fotografia de inúmeras produções cinematográficas em Goiás – o Cine Cultura se firmou como principal espaço de exibição de filmes não-comerciais, proporcionando ao público experiências que os cinemas ditos “comerciais” não se interessavam em promover. Hoje, com 89 lugares (sendo um espaço para cadeirante), o Cine Cultura acompanha um momento decisivo de transição pelo qual passa o cinema mundial no século XXI. A tradicional projeção em 35mm que acompanhou toda a história do nosso cinema vem agora aliada à tecnologia digital, proporcionando uma maior democratização de acesso a uma quantidade inimagináveis de filmes disponíveis no circuito exibidor brasileiro e mundial. Como cinema que privilegia o que de melhor se produz no cinema contemporâneo, o Cine Cultura se coloca como o principal espaço de difusão de filmes de Goiás, exibindo lançamentos importantes do circuito comercial, sem nunca deixar de promover festivais e mostras especiais, buscando oferecer para o público goianiense, uma programação ampla e democrática, transformando o nosso cinema num espaço de convivência, reflexão e debate aberto a toda a sociedade. Buscar uma relação mais próxima e afetiva com o público é o principal projeto do Cine Cultura. Estar em contato direto com as pessoas, ser um catalisador de experiências audiovisuais, de aproximação com a cultura e com a arte através do cinema, é o que motiva o Cine Cultura. A ideia é construir um intenso e fértil ambiente onde a paixão pelo cinema possa florescer, a partir do qual o cinema possa ser conhecido em sua totalidade, sem limitações. Assim o Cine Cultura pretende ser o lugar onde as pessoas, cada vez mais, possam enfim se render ao poder transformador da sétima arte.

Publicado em 10 de agosto de 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: