Cinealmofada chega à sua quarta sessão exibindo documentário raro na Praça Cívica

A quarta sessão do Cinealmofada exibe no próximo domingo, dia 26 de agosto, às 19 horas, ao ar livre na Praça Cívica, o documentário Pela Continuação do Mundo (Pour La Suite Du Monde) dirigido por Pierre Perrault e Michel Brault. O Cinealmofada nasceu de uma discussão na internet, com o intuito de reviver em Goiânia a simplicidade que um bom cinema é capaz de envolver e acontece sempre no segundo e no último domingo de cada mês, na Praça Cívica, em frente ao Centro Cultural Marieta Telles Machado, onde fica o Cine Cultura.

A cada mês, uma nova dupla de curadores é mobilizada para a sugestão dos filmes, Sophia Pinheiro e Henrique Borela, curadores das sessões do mês de agosto sugeriram os documentários Pela Continuação do Mundo e Jaguar, do diretor Jean Rouch. Os filmes sugeridos foram votados através de uma enquete publicada no blog do Cine Cultura (www.cineculturagoias.wordpress.com). Mais de 200 pessoas participaram da votação que escolheu Pela Continuação do Mundo para ser exibido no próximo domingo.

Realizado em 1962 o documentário Pela Continuação do Mundo  mostra que durante séculos, os pescadores da Ilha dos Coudres pegaram cachalotes. As almas dos mortos eram invocadas pelo sucesso da pesca e uma técnica única era utilizada: os homens armavam uma armadilha de galhos na areia da costa, na maré baixa, para capturar baleias brancas, uma tradição que foi abandonada em 1920. O filme é a história do que aconteceu quando os antigos da ilha foram convencidos a retomar a prática de caçar baleias. A obra inaugura o cinema verdade dentro do cinema direto canadense e foi feita dois anos depois que Michel Brault, um dos diretores, participou como câmera da realização de Crônicas de um Verão, de Jean Rouch e Edgar Morin.

O Cinealmofada faz parte do processo de revitalização do Cine Cultura. A última sessão reuniu cerca de 300 pessoas na Praça Cívica e foi um sucesso. Um concurso elegeu as duas almofadas mais bonitas e os vencedores ganharam um cartaz da sessão e um boton do Cinealmofada. A fórmula para esta quarta sessão continua a mesma: um projetor, uma tela, o público e almofadas. Tudo ao ar livre em pleno centro de Goiânia.

O Cinealmofada é realizado pelo Coletivo Cine Cultura – Associação dos Amigos do Cine Cultura, uma instituição civil de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza cultural. A simplicidade, a coletividade e espontaneidade são as marcas do projeto, cuja produção é feita por meio de reuniões do Coletivo Cine Cultura abertas a toda comunidade. Traga a sua almofada e o seu lanche, cuide do lixo que produzir e venha para Praça Cívica curtir cinema ao ar livre.

Serviço:

Cinealmofada – sessões gratuitas de cinema ao ar livre.

Filme: Pela Continuação do Mundo (Pour La Suite Du Monde), de Pierre Perrault e Michel Brault.

Data: domingo, 26 de agosto.

Horário: 19 horas.

Local: Praça Cívica (em frente ao Cine Cultura).

O que levar?  Sua família, seus amigos, sua almofada, seu lanchinho e seu saco de lixo.

Realização: Coletivo Cine Cultura

Informações: Facebok.com/cinealmofada

Coletivo Cine Cultura – coletivocinecultura@gmail.com (62) 8209-5407

Cine Cultura – cineculturagoias@gmail.com  (62) 32014670

ENTRADA FRANCA

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Anúncios

Sobre Cine Cultura

O Cine Cultura é um cinema público localizado na Praça Cívica, no centro de Goiânia. O cinema foi inaugurado em 15 de julho de 1989 e desde então se tornou uma referência em cinema de arte em Goiás. Sua programação privilegia filmes raros, só possíveis de serem mostrados fora de um circuito comercial hegemônico.

Publicado em 23 de agosto de 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: