Programação – Janeiro de 2013

Programação - JANEIRO_2013

A experiência cinematográfica de 2013 começa no Cine Cultura em 11 de janeiro, uma sexta-feira, com o início da Mostra Leos Carax, que exibe até dia 16 os três primeiros longas-metragens da expressiva carreira de um dos cineastas mais relevantes do cinema francês contemporâneo. A Mostra, que passou no Brasil apenas por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, agora chega à Goiânia, orgulhosamente abrigada pelo Cine Cultura. Os filmes são: “Boys Meet Girls” (1984), “Sangue Ruim” (1986), “Os Amantes da Ponte Neuf” (1991). Todas as exibições da Mostra Leos Carax têm entrada franca.

Antes disso, no período de 2 a 10 de janeiro, o Cine Cultura passa por ajustes técnicos. Os equipamentos de projeção digital recém instalados serão melhor ajustados ao novo processamento de som e tratamento acústico da sala. Trata-se de um momento de testes e treinamento de funcionários para que o cinema funcione de maneira ainda melhor em 2013.

O Cine Cultura recebe ainda em janeiro, dia 17, quinta-feira, a exibição dos curtas-metragens de Ksnirbaks Alalaô, realizada pela própria artista. A pauta é resultado do processo espontâneo de ocupação do Cine Cultura pela sociedade, que pode criar e propor eventos de projeção cinematográfica no cinema. A noite é aberta ao público em geral e tem entrada gratuita.

Dia 18, sexta, começam as estreias de janeiro no Cine Cultura. É quando entra em cartaz “Sudoeste” (2011), longa-metragem dirigido pelo brasileiro Eduardo Nunes que ganhou o Prêmio Andrei Tarkovsky no Festival de Zerkalo – Rússia, além dos Prêmios do Júri e da Crítica no Festival do Rio, ambos em 2012. Ao lado dele entra em cartaz “Tio Boonmee, que pode recordar suas vidas passadas” (2010), do tailandês Apichatpong Weerasethakul, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes e um dos cineastas mais festejados da atualidade.

Na sexta-feira seguinte, dia 25, estreia “Ha Ha Ha” (2010), do sul-coreano Hong Sang-Soo. O longa levou Prêmio de Melhor Filme na Mostra “Um Certo Olhar” de Cannes em 2010. É o décimo longa-metragem do diretor e o primeiro a ser distribuido comercialmente no Brasil.

Assim, o Cine Cultura tem o prazer de comunicar com antecedência sua programação mensal. O processo, que será feito ao longo de todo o ano de 2013, garante que ao final do mês corrente, seja divulgado o cronograma completo com as exibições do mês seguinte. Segundo a diretora do cinema, Marcela Borela, isso é um procedimento importante para que o público possa se organizar de acordo com suas prioridades. “É importante também para que o compartilhamento das informações sobre a atuação diferenciada do Cine Cultura, como sala de cinema que prima por trazer para Goiânia o melhor do cinema contemporâneo mundial, circule cada vez mais intensamente, fortalecendo as relações de confiança entre o cinema e a comunidade”, ressalta.

Anúncios

Sobre Cine Cultura

O Cine Cultura é o espaço de referência em Goiânia quando o assunto é o CINEMA. Inaugurada no dia 15 de julho de 1989, a pequena sala batizada de Sala Eduardo Benfica, com 98 lugares, apesar de pequena, abriu as portas para uma história de cinema que tem sido escrita com grande força em seus anos de existência. Dirigido ao longo de grande parte de sua história por Antônio Segatti – importante diretor de fotografia de inúmeras produções cinematográficas em Goiás – o Cine Cultura se firmou como principal espaço de exibição de filmes não-comerciais, proporcionando ao público experiências que os cinemas ditos “comerciais” não se interessavam em promover. Hoje, com 89 lugares (sendo um espaço para cadeirante), o Cine Cultura acompanha um momento decisivo de transição pelo qual passa o cinema mundial no século XXI. A tradicional projeção em 35mm que acompanhou toda a história do nosso cinema vem agora aliada à tecnologia digital, proporcionando uma maior democratização de acesso a uma quantidade inimagináveis de filmes disponíveis no circuito exibidor brasileiro e mundial. Como cinema que privilegia o que de melhor se produz no cinema contemporâneo, o Cine Cultura se coloca como o principal espaço de difusão de filmes de Goiás, exibindo lançamentos importantes do circuito comercial, sem nunca deixar de promover festivais e mostras especiais, buscando oferecer para o público goianiense, uma programação ampla e democrática, transformando o nosso cinema num espaço de convivência, reflexão e debate aberto a toda a sociedade. Buscar uma relação mais próxima e afetiva com o público é o principal projeto do Cine Cultura. Estar em contato direto com as pessoas, ser um catalisador de experiências audiovisuais, de aproximação com a cultura e com a arte através do cinema, é o que motiva o Cine Cultura. A ideia é construir um intenso e fértil ambiente onde a paixão pelo cinema possa florescer, a partir do qual o cinema possa ser conhecido em sua totalidade, sem limitações. Assim o Cine Cultura pretende ser o lugar onde as pessoas, cada vez mais, possam enfim se render ao poder transformador da sétima arte.

Publicado em 28 de dezembro de 2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: